Brasil é o 84º do ranking de desenvolvimento humano da ONU
Na comparação com 2010, o Brasil subiu uma posição. A Noruega manteve a liderança no ranking, com IDH de 0,943. Em seguida estão a Austrália (0,929) e os Países Baixos (0,910) no grupo de países com desenvolvimento muito elevado. Nas últimas posições, com os piores índices, estão o Burundi (0,316), Níger (0,295) e a República Democrática do Congo (0,286), todos na África Subsaariana.
O IDH considera três dimensões fundamentais para o desenvolvimento humano: o conhecimento, medido por indicadores de educação; a saúde, medida pela longevidade; e o padrão de vida digno, medido pela renda.
Em 2011, para o Brasil, foram registrados 73,5 anos de expectativa de vida, 13,8 anos esperados de escolaridade (para crianças no início da vida escolar) e 7,2 anos de escolaridade média (considerando adultos com mais de 25 anos). A Renda Nacional Bruta (RNB) per capita dos brasileiros em 2011 considerada no cálculo do Pnud foi US$ 10.162.
Desde a criação do IDH, em 1980, o Brasil registra evolução no índice. Em três décadas, a expectativa de vida do brasileiro aumentou em 11 anos, a média de escolaridade subiu 4,6 anos, mas a expectativa de anos de escolaridade caiu 0,4 ano. No período, a RNB per capita subiu cerca de 40%.
Desde a criação do IDH, em 1980, o Brasil registra evolução no índice. Em três décadas, a expectativa de vida do brasileiro aumentou em 11 anos, a média de escolaridade subiu 4,6 anos, mas a expectativa de anos de escolaridade caiu 0,4 ano. No período, a RNB per capita subiu cerca de 40%.
“As dimensões sociais, de educação e saúde foram as que mais causaram impacto no IDH do Brasil e fizeram com que o país ganhasse posições”, avaliou o economista do Relatório de Desenvolvimento Humano brasileiro, Rogério Borges de Oliveira. Entre 2006 e 2011, o Brasil subiu três posições no ranking do IDH, segundo o Pnud.
Apesar dos avanços, o IDH 2011 do Brasil está abaixo da média da América Latina (0,731). O desempenho brasileiro está atrás do Chile (0,805), da Argentina (0,797), do Uruguai (0,783), de Cuba (0,776), do México (0,770), do Panamá (0,768), do Peru (0,725) e do Equador (0,720).
Em relação aos outros países que compõem o Brics (grupo formado pelo Brasil, a Rússia, China, Índia e a África do Sul), o IDH brasileiro é o segundo melhor, atrás da Rússia. “É interessante colocar esses países em um mesmo grupo de comparação pelo tamanho continental, pelas populações enormes, pela importância política, por serem economias emergentes e por terem políticas similares em alguns pontos”, explicou Oliveira.
Além do índice principal, o Pnud também divulgou o IDH ajustado à desigualdade (IDHAD), que capta perdas no desenvolvimento humano por causa das disparidades socioeconômicas; o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM); e o Índice de Desigualdade de Gênero (IDG), que mede a perda de oportunidades das mulheres por causa da discriminação.
Que beleza, a Brasil ficou na frente da África!! Que alegria, aqui no Brasil é mais desenvolvido que na África. Enquanto os governantes do Brasil não pararem de brincar de ser os donos do mundo e falar besteiras só pra dizer ao mundo que aqui ta tudo bem; mas só no faz de conta, viveremos a mercê desses políticos corruPToS que só pensam nas suas eleições, e o povo que dane, o que vale pra eles é viajar e falar que aqui não tem nada errado, que o Brasil é uma maravilha, mas só na propaganda de faz de contas! Enquanto isso a RUCHEFA quer cobrar dos outros países que façam como no Brasil, que PIADA!!!!
Depois a nossa querida presidenta, vai a Europa levar um plano de ajuda para a crise...Creio que os europeus devem estar rindo até agora...Q vergonha!!!!
YAHOO Notícias
Essa é a imagem que os politiqueiros marginais bandidos, tem de desenvolvimento. Vejam que maravilhas de construções em APP, que não deveriam existir neste local caso o código florestal tivesse sido cumprido. O mais sinistro é ver os mesmos politiqueiros que descumpriram o código florestal, sair em defesa do mesmo ou brigando pelo Royalties do petróleo que ninguém vê o que é feito com o dinheiro oriundo do mesmo.
Rede Ambiente TV
Achei todas as matérias importantíssimas...
ResponderExcluirEntretanto, queridos, faltou criatividade no lay-out...parece que estou vendo a cópia do redeambiente tv do Gilvoneick...nada contra,pelo contrário, o Gil coloca matérias muito boas, mas se for para fazer uma réplica, então não tem razão de ser este blog....fciaremos todos apoiando o Gil no blog dele mesmo...perdoe a sinceridade...